DIA DAS CRIANÇAS
ASSOMASUL OUT
Bataguassu

Saúde lança Programa de Valorização da Vida e cria Conselho Municipal Antidrogas

Durante a atividade, houve o lançamento do Programa Municipal de Valorização da Vida instituído por meio da Lei Municipal nº 2.538/2018

03/10/2019 09h50
Por: Redacao
Fonte: Assessoria de Comunicação
(Foto: Silvia Leticia)
(Foto: Silvia Leticia)
A Secretaria Municipal de Saúde encerrou na última semana as ações alusivas a campanha Setembro Amarelo, em Bataguassu.
 
Durante a atividade, segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, houve o lançamento do Programa Municipal de Valorização da Vida instituído por meio da Lei Municipal nº 2.538/2018, de autoria do vereador Cleyton Rodrigo da Silva, que visa a prevenção ao suicídio e promoção do direito ao acesso à saúde mental no âmbito do município.
 
O programa tem como objetivo ampliar a conscientização sobre o tema e capacitar pessoas de diversas áreas e setores a identificar sintomas presentes entre adolescentes, jovens e adultos para garantir seu direito ao acompanhamento e a prevenção de quadros de sofrimento psíquico, que por ventura possam levar ao suicídio.
 
Maria Angélica comenta que foi realizada ainda a posse dos membros do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), que é formado por representantes da sociedade civil local (envolvendo o Distrito de Nova Porto XV) e que será gerido pela Secretaria Municipal de Saúde, com trabalho desenvolvido pela área de saúde mental da rede pública de saúde.
 
O objetivo é estabelecer diretrizes da política local de prevenção e atendimento especializado aos dependentes químicos. "Demos posse aos conselheiros e lançamos o Programa de Valorização da Vida e posteriormente iremos nos reunir para organizar a parte burocrática do conselho (formalização das funções e regimento interno)", explicou ela, que ressaltou que o trabalho inicial será focado nos jovens. "Faremos um trabalho paralelo entre Comad e o Programa de Valorização a Vida junto as escolas. Nosso público - alvo será os jovens estudantes".
 
A secretária frisa que a partir da inauguração da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) "Enfermeiro Gilberto Luiz Ferreira - "Severo", o trabalho desenvolvido pela unidade passou por uma proposta de reformulação no atendimento.
 
O Caps fica localizado na rua Bertoldo Borges, 150, no bairro Residencial Modelo.
 
CAMPANHA
 
Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Estratégias da Saúde da Família (ESFs) promoveu a campanha Setembro Amarelo.
 
Foram desenvolvidas palestras orientativas voltadas aos profissionais da área da educação; passeata e panfletagem com a participação de pacientes do Caps e profissionais de saúde; live para sanar dúvidas sobre o tema suicídio, causas, prevenção com a presença dos psicólogos da secretaria, bate papo sobre valorização da vida com grupos de jovens, com colaboradores de indústrias locais e grupos de gestantes; reunião com familiares dos pacientes do Caps; e reunião com beneficiários do BPC em parceria com o Cras.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias